A campanha Fevereiro Roxo e Laranja visa conscientizar as pessoas sobre a importância do tratamento de doenças, sendo a cor roxa representante da Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia e o Laranja da Leucemia.
Mas o que são essas doenças?
O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune que pode causar diversas manifestações pelo corpo e sua evolução altera de um paciente para o outro. Seus principais sintomas são: febre, perda de peso, fraqueza, manchas vermelhas na pele, dores nas articulações, queda de cabelo, alterações pulmonares, convulsões, alterações de humor e anemia.Ela pode acometer a pessoas de qualquer idade, raça ou sexo, mas segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), há cerca de 65 mil pessoas com lúpus no Brasil e sua maioria são mulheres.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica que acomete, em sua maioria, pessoas idosas com mais de 65 anos.O paciente que é diagnosticado começa a perder, aos poucos, algumas funções do cérebro que afetam as memórias, habilidades de pensamento e linguísticas.
Isso acontece porque o cérebro não consegue processar as proteínas que eram utilizadas e eliminadas da forma correta e, agora, suas sobras se instalaram entre os neurônios que, por sua vez, param de funcionar da forma devida, uma vez que os restos de proteína são tóxicos.
Segundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Queensland, na Austrália, cerca de 1 milhão de Brasileiros sofrem de demência atualmente, e a maioria possui a doença de Alzheimer.
A Fibromialgia é uma síndrome que causa diversos pontos de dor por todo o corpo. A doença afeta a musculatura e está associada a outros sintomas como a fadiga, alterações do sono, depressão, ansiedade e até distúrbios intestinais.Como a maioria das doenças reumatológicas, a Fibromialgia não possui uma causa totalmente esclarecida, porém acredita-se que ela seja causada por um descontrole na área do cérebro que é responsável pelo processamento da dor.
Segundo a SBED (Sociedade Brasileira Para Estudo da Dor) em 2018, a doença atingia cerca de 37% da população Brasileira.A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos de origem desconhecida. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas.
O que acontece é que as células sanguíneas que ainda não atingiram a maturidade sofrem uma mutação genética e se transforma em célula cancerosa. Após a mutação, ela não funciona de forma normal e se reproduz rapidamente, o que faz com que as células saudáveis acabem sendo substituídas pelas cancerosas.
Existem 12 tipos de leucemia: A leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Todas são doenças que possuem tratamento e podem ser diagnosticadas precocemente. Desta forma, o médico especialista consegue identificar a doença em seu início e evitar que ela evolua para níveis mais perigosos.Apoie essa causa você também, previna-se.
Fontes:
prorim.org.br
www.abneuro.org.br
rededorsaoluiz.com.br
altadiagnosticos.com.br
www.inca.gov.br