Agostou começou e com ele iniciamos uma campanha extremamente importante: o agosto dourado! Campanha esta que visa conscientizar a população sobre o aleitamento materno e sua importância para crianças recém-nascidas até os 2 anos de idade.
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno contribui em diversos pontos para a saúde das crianças, atuando principalmente como um caminho para levar os anticorpos da mãe até o bebê, fortificando o seu sistema imune e evitando diversas doenças, como a diarreia, infecções respiratórias, a obesidade, hipertensão e até mesmo diabetes nos primeiros anos de vida.
Segundo dados da OMS, cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos anos por conta do aumento das taxas de amamentação, porém, ainda segundo o órgão, apenas 39% das crianças brasileiras recebem o leite materno com exclusividade até o quinto mês de vida.
Por isso, é importante que as mães entendam todos os benefícios do aleitamento para as crianças, contribuindo assim, com o aumento da prática no país, garantindo mais saúde e qualidade de vida para bebês recém-nascidos. E para ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas curiosidades sobre o tema. Confira!
- O leite materno é sempre o alimento mais adequado para o desenvolvimento do bebê.
- Após o parto, a mãe pode oferecer o peito diversas vezes à criança, mesmo que ainda possua pouco leite, pois a quantidade disponibilizada pelo corpo, costuma atender às necessidades do bebê.
- Não fique querendo regrar os horários de amamentação nos primeiros meses, deixe que a criança crie seus próprios hábitos e se adapte da forma como achar melhor, oferecendo o peito a ela sempre que precisar, pois isso ajudará o sistema imune dela a se fortificar.
- Ofereça apenas leite materno até o sexto mês de vida.
- Após o sexto mês, faça uma visita ao pediatra, continue amamentando e acrescente dieta complementar de acordo com a recomendação médica.
Outro ponto importante é que as mães em fase de amamentação podem realizar doações, oferecendo alimento de qualidade para recém-nascidos que não possuem acesso ao leite materno.
Para realizar a doação, procure um hospital de sua cidade e se informa sobre os pontos de coleta.