Desde 2014, o mês de agosto se tornou parte dos meses que recebem uma campanha especial para conscientizar a população sobre a importância de conhecer e se prevenir de doenças, dessa vez, falando sobre uma doença autoimune que acomete jovens adultos em todo o mundo: a Esclerose Múltipla.
O movimento tem como objetivo desmistificar essa condição e incentivar as pessoas a realizarem um diagnóstico precoce, para que o tratamento possa começar o mais rápido possível e os pacientes tenham mais acolhimento, respeito e qualidade de vida, durante sua jornada em busca da cura.
O que é Esclerose Múltipla?
Estamos falando de uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica, que acontece por meio de inflamações e degenerações que comprometem a camada de proteção dos neurônios no cérebro.
No Brasil, segundo informações do Ministério da Saúde, estima-se que existam 40.000 casos da doença, atingindo normalmente, pessoas jovens com média entre 20 e 40 anos de idade, sendo ainda predominante em mulheres.
Alguns dos sintomas mais comuns da doença são:
- Fadiga;
- Dormências ou formigamentos;
- Dor ou queimação na face;
- Visão borrada;
- Perda de força muscular;
- Dificuldade para andar;
- Falta de coordenação;
- Retenção ou perda de urina;
- Problemas de memória/atenção; e
- Alterações de humor constantes.
Para o diagnóstico correto da doença é necessário procurar um neurologista, que provavelmente, solicitará uma ressonância magnética de crânio e coluna. Por meio desse exame, é possível ter o diagnóstico prévio e começar o tratamento imediatamente, tentando combater os surtos da EM.
Conscientização
Desde a criação do Agosto Laranja, existem algumas ações simples que você pode realizar, para fazer parte dessa campanha. Desde tirar uma foto com uma roupa laranja, até postagens sobre a doença, com cunho educativo, para a conscientização.
No site https://agostolaranja.org.br, você pode ver mais sobre essas ações!
E lembre-se, para consultas rápidas, de qualidade e com preço acessível, conte sempre com o PoupSaúde.