Ansiedade é um termo geral utilizado para classificar diversos distúrbios que podem causar nervosismo, medo, apreensão e preocupação em excesso em um indivíduo.
Ela é uma reação a algumas situações do dia a dia, que pode ser ocasionada até pelos momentos mais simples, como falar em público ou criar expectativas altas para datas importantes, como uma entrevista de emprego, provas, entre outras coisas.
É algo considerado, até certo ponto, normal. Porém, existem algumas pessoas que sofrem com essa sensação de forma muito mais frequente e intensa, podendo até se tornar incapacitante. Nesse sentido, a ansiedade já se torna patológica e pode comprometer, tanto a saúde do corpo, quanto da mente do paciente.
Mas, como posso identificar se estou com sintomas de ansiedade?
Essa é uma condição que pode fazer você se sentir paralisado, ao mesmo tempo, em que a sua cabeça fica a milhão. Os pensamentos começam a ser constantes e se embaralhar e, em alguns casos mais complicados, podem até fazer com que você sinta falta de ar ou dor no peito, como um aperto. Isso faz com que a pessoa afetada tenda a se afastar das outras e se esconder, evitando fatores estressores.
Outros sintomas comuns são: coração disparado, tremores, tonturas, pensamentos obsessivos e sensação de não estar no controle de nada. Algumas pessoas ainda procuram refúgio na comida, geralmente nos doces e outras podem parar de comer. São sempre extremos que devem ser tratados com cuidado.
Como controlar a ansiedade?
É possível aprender a controlar a ansiedade quando descobrimos quais são os seus gatilhos emocionais. Normalmente, esse diagnóstico é feito por um especialista, como o psicólogo, que poderá te auxiliar com esses gatilhos e, principalmente, a compreendê-los.
Como método de última hora, existem alguns exercícios que você pode fazer para controlar as crises, mas lembre-se que eles não substituem a consulta com o psicólogo. Essa é apenas uma ferramenta que pode te ajudar a se sentir um pouco melhor.
1. Técnica 5-4-3-2-1
Esse é um dos métodos mais conhecidos para tentar acalmar uma crise de ansiedade.
Ela é uma técnica de controle de atenção bem simples, onde a pessoa que está prevendo uma crise de ansiedade pode tentar mudar o foco dos seus pensamentos.
Para realizá-la, basta seguir os seguintes passos:
- Liste 5 coisas que você consegue ver ao seu redor;
- Liste 4 sons que você pode ouvir neste momento;
- Liste 3 coisas que você pode tocar sem sair do lugar;
- Liste 2 aromas que você consegue sentir no ambiente;
- Liste 1 sabor que você pode provar, seja aquele que já está na sua boca ou não.
Você pode repetir esse processo quantas vezes achar necessário, até que a sensação de medo passe e você alivie a ansiedade.
2. Técnica de respiração
Esse é outro modelo de técnica bastante conhecido e que pode te ajudar a se acalmar por meio da respiração.
Para realizá-lo, siga os passos abaixo:
- Inspire por quatro segundos;
- Segure o ar por quatro segundos;
- Expire por quatro segundos;
- Mantenha os pulmões vazios por quatro segundos.
Repita o ciclo até sentir que retomou o controle da respiração, principalmente em caso de crises que fazem com que você sinta falta de ar.
3. Técnica dos números
Esse é um exercício simples que pode te ajudar a manter o foco dos pensamentos e evitar situações de estresse, antes mesmo da crise de fato acontecer.
Para realizar a técnica é recomendado que você comece a contar, regressivamente, de 100 a 0. Como são números longos e você precisa lembrar deles em ordem decrescente, terá que ter mais atenção ao o que está pensando e falando. Ah, fale sempre em voz alta, ajuda a focar!
Todos esses exercícios citados acima também podem ser uma alternativa para crises de pânico, mas não deixe de procurar o psicólogo ou o psiquiatra, eles são os únicos que podem te ajudar a realmente controlar as crises de forma eficiente e, quando necessário, como o uso de medicamentos.