Com os avanços constantes da tecnologia e do estilo de vida das pessoas, as profissões e as formas de atendimento foram mudando e isso também se aplica para a área da medicina, que vem evoluindo e se transformando cada vez mais, a fim de proporcionar mais saúde e bem-estar para toda a população.
Diante da pandemia que ocorreu entre 2020 e 2021, as pessoas começam a se conectar mais e entender a importância de conseguir atendimentos rápidos e remotos, principalmente por estarmos em uma situação onde o recomendado era não sair de casa. E a partir daí, cresceu o conceito da Telemedicina, uma forma inovadora de realizar consultas e atendimentos para situações que não demandam um pronto-socorro ou atendimento presencial.
Mas afinal, o que é a Telemedicina?
A Telemedicina é uma área da saúde que tem como principal objetivo proporcionar maior facilidade de diagnóstico de pacientes e realizar tratamentos, mesmo à distância, por meio do uso de tecnologias digitais.
Ela funciona como uma forma de prestação de serviços médicos, válidos em todo o território nacional, para que o paciente possa fazer sua consulta médica sem precisar se locomover até o hospital e aguardar horas na fila, juntamente com outras pessoas que apresentam sintomas mais graves de doenças que podem ser transmissíveis.
Dessa forma, é possível proporcionar um atendimento mais rápido, dinâmico e eficaz à população e ainda evitar situações de contaminação em massa, como acontece quando há um surto de gripe, por exemplo.
Mas como funciona a Telemedicina na prática?
Telemedicina é composta por uma combinação de diversos elementos digitais como softwares, plataformas digitais, equipamentos, internet e profissionais capacitados para fazer o atendimento de forma remota, observando os sinais e analisando os sintomas dos pacientes.
Tudo o que acontece durante a consulta fica registrado no sistema e adicionado ao histórico médico do paciente, podendo ser acessado a qualquer momento pelos profissionais, para que eles consigam fazer um diagnóstico mais assertivo. Essas tecnologias facilitam a comunicação entre os médicos de diferentes áreas e garante que o paciente tenha sempre um histórico salvo em nosso sistema.
E quando posso utilizar a Telemedicina?
São diversas as formas de utilização, sendo elas:
• Diagnosticar doenças simples;
• Realizar assistência médica durante tratamentos;
• Realizar consultas de rotina ou em caso de sintomas desconhecidos;
• Emissão de laudos, atestado médico ou receitas;
Agora que você já conhece todos esses benefícios, a gente tem certeza de que você vai querer mudar o seu plano convencional para o Plano Família+ do PoupSaúde!
Nele, além de todos os benefícios que você já conhece, nele você tem acesso a Telemedicina de qualidade.