Estamos iniciando uma das estações do ano mais aguardadas pela grande maioria das pessoas que não gostam, nem do calorzão do verão e nem do frio do inverno: a primavera!
Essa é uma época colorida, onde podemos ver muitas flores e passear em família, mas também é uma estação propicia a alguns problemas de saúde que ficam mais evidentes, principalmente respiratórios, por causa da grande quantidade de pólen distribuído no ar.
A mudança de temperatura e essa incidência de coisas novas não passam despercebidas pelo nosso corpo e, quando não tomamos os devidos cuidados, podemos sim, acabar ficando doentes por causa de uma simples troca de estação.
Diversas pesquisas já comprovam que as mudanças de estação são agravadas pela poluição, queimadas, clima do local e muitas outras coisas que podem colocar em risco a saúde de pessoas que não cuidam tanto assim da sua manutenção. De acordo com o Ministério da Saúde, alguns pontos de risco são:
- Doenças cardiorrespiratórias;
- Doenças respiratórias no geral;
- Doenças infecciosas, nutricionais e mentais;
Dentro dessas categorias, encontramos diversas doenças que podem ter maior incidência durante a primavera e, para te ajudar a se cuidar melhor, separamos quais são cada uma delas nesse artigo. Continua acompanhando conosco!
Principais doenças da primavera
1. Conjuntivite
A conjuntivite é uma infecção muito comum, que é caracterizada pelo lacrimejamento, vermelhidão e coceira nos olhos. Ela faz com que uma membrana surja nos olhos, a fim de protegê-lo de algum invasor, mas isso causa incomodo e dor, podendo tornar a visão uma tarefa um tanto difícil.
Seu tratamento não é dos mais complicados, exigindo uma boa higiene e hidratação dos olhos, porém é essencial que o oftalmologista seja consultado, para que o colírio ideal para a sua situação seja passado.
2. Rinite
A rinite é uma doença respiratória que afeta muitas pessoas e tem como características principais a obstrução nasal, coriza, coceira e espirros em crise. Nesse caso, ela pode ser causada por uma série de fatores, como o pó, o pólen, mofo, fungos e até mesmo bichinhos de pelúcia ou de estimação.
Para evitar as crises, a melhor coisa é deixar a casa sempre limpa, umidificada e arejada, além de ter o acompanhamento de um médico especialista, para que medicamentos antialérgicos sejam administrados, caso necessário.
3. Asma
A asma é uma doença de insuficiência respiratória e não está diretamente ligada com a estação, mas pode ter piora significativa, durante a primavera. Tosse seca, quadros de ansiedade e taquicardia podem ser sintomas e, por ser uma condição série, o tratamento médico é essencial em todos os casos.
4. Catapora
A catapora é uma doença viral e infecciosa, muito conhecida por acometer crianças e, normalmente, apenas uma vez na vida. Ela é caracterizada, principalmente, pelo surgimento de bolinhas vermelhas na pele que, com o tempo, se tornam crostas e coçam muito. Mal-estar, fadiga, febre e perda de apetite podem ser outros sintomas da doença.
Para controla-la é essencial que o paciente tenha tomado a vacina e procure um médico o mais rápido possível. Além disso, pais e irmãos também precisam evitar o contato direto com o infectado, pois ela é altamente contagiosa.
As doenças na primavera podem ser facilmente evitadas com cuidados simples, vacinação e acompanhamento médico, por isso, não deixe de se cuidar sempre que possível e manter a saúde em dia, além de beber bastante água e continuar fazendo exercícios.