Skip to content Skip to footer

Começamos mais um mês com duas campanhas muito importantes para promover a conscientização da população com relação a problemas de saúde. Nesse mês, falaremos sobre o Julho Amarelo, para o combate às hepatites virais e o Julho Verde que tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço.

Para o melhor entendimento, nesse artigo iremos separá-los por tópicos e apresentar um pouco mais sobre as doenças e a importância de se falar sobre elas.

JULHO AMARELO

As hepatites são doenças inflamatórias e infecciosas no fígado, causadas a partir do contato com vírus, bactérias ou produtos tóxicos como o álcool, alguns medicamentos e até plantas.

Existem diversas variações dessa doença, as quais separamos com as letras do alfabeto, sendo A, B, C, D e E. Todas podem acabar comprometendo as funções do fígado e possuem características especificas, que explicaremos abaixo.

HEPATITE A e E – Transmissão fecal-oral, pelo contato entre indivíduos infectados ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

HEPATITE B e D – É considerada uma doença sexualmente transmissível, pois sua maior fonte de transmissão é por meio de relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas.

HEPATITE C – Transmissão por meio do compartilhamento de seringas, agulhas, cachimbos, entre outros, higiene pessoal; de mãe infectada para o filho ou relações sexuais sem proteção.

Para o combate à doença, além de manter os cuidados básicos com higiene e proteção durante relações sexuais é indicado a vacinação que é, atualmente, a forma mais eficaz de se prevenir contra as hepatites. Afinal, uma pessoa que possui a vacina está imunizada e não sofrerá com os sintomas da doença, porém ela ainda pode transmitir para quem não se vacinou.

JULHO VERDE

O câncer de cabeça e pescoço é o foco dessa campanha, principalmente por não ser um tópico tão comentado assim. Criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, ela possui como objetivo conscientizar as pessoas sobre os sinais da doença que merecem mais atenção.

Os tumores malignos nessas regiões correspondem a 3% de todos os tipos de câncer e podem ser divididos em dois tipos principais:

Carcinoma epidermoide

Responsável por 90% dos casos, possui relações claras com o fumo e o álcool. Ele se inicia nas células que recobrem a mucosa de toda a região da cabeça e do pescoço.

Carcinoma adenoide cístico e carcinoma mucoepidermoide

São responsáveis pela grande parte dos tumores nas glândulas salivares.

Para se prevenir é necessário fazer exames regulares e, em caso de qualquer suspeita, procurar um especialista.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens e nos siga nas redes sociais.

Add Comment