Setembro chegou e trouxe duas campanhas extremamente importantes para manter a saúde física e mental da população em dia, além de conscientizar sobre tópicos importantes e que precisam ser discutidos com mais frequência, durante o nosso dia a dia.
Nesse mês, além das campanhas, é comemorado o dia mundial de prevenção ao suicídio, por isso, foi escolhido para a campanha amarela, onde falamos mais sobre o assunto e mostramos para quem sofre com depressão, que ela não está sozinha.
Infelizmente, o suicídio é uma triste realidade que atinge pessoas no mundo toda e gera grandes prejuízos para a sociedade, estimando cerca de 1 milhão de casos em todo o mundo por ano. Nesse momento, é importante passar confiança para as pessoas e mostrar que, mesmo nos piores momentos, existe quem está ali por ela, para ouvir, auxiliar e confortar, evitando deixar que os pensamentos ruins levem para essa saída.
Hoje em dia existem diversas ONGs que colaboram para a saúde mental, mas uma das mais conhecidas é o CVV, Centro de Prevenção da Vida, que você pode contatar pelo número 188, de qualquer estado do Brasil.
Se você conhece alguém que sofre com esse tipo de pensamento, não deixe de ajudá-lo, levá-lo a um médico especialista e conversar sempre, sem deixá-lo se sentir sozinha. Às vezes, uma mão amiga é o que basta para evitar o pior.
Já a campanha setembro dourado tem um foco um pouco diferente.
Esse é um movimento criado para chamar a atenção da população sobre o câncer em crianças e adolescentes e a importância do diagnóstico precoce da doença, para aumentar as chances de cura da doença, sem maiores complicações.
O câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no brasil e, infelizmente, ainda não há medidas de prevenção sobre o assunto. Isso acontece porque, por mais que os números sejam preocupantes, o câncer infanto-juvenil ainda é considerado uma doença rara, com sintomas que podem ser confundidos com outras doenças comuns desse período.
Mas, quando diagnosticado cedo, existe uma chance de cura muito alta, associada a um tratamento adequado, por isso, é extremamente importante que os pais se atendem a causa e sempre levem seus filhos ao médico quando eles ficarem doentes, evitando fazer diagnósticos em casa, pois eles podem estar errados.
Alguns dos sintomas mais comuns de câncer nesse período da vida podem ser:
- Inchaço e desconforto na região abdominal
- Dor óssea, inchaço sem trauma ou sinal de infecção
- Dores de cabeça persistentes ou vômitos pela manhã
- Alterações oculares, como pupilas brancas, perda visual ou inchaço ao redor dos olhos
- Febre, tosse persistente, perda de peso repentina, sudorese e falta de ar
- Caroços ou inchaços indolores
São sintomas parecidos com outros problemas cotidianos, né? Por isso, todo sinal é importante e deve ser analisado por um especialista!
Abrace essas duas campanhas e cuide de quem é importante para você.