Skip to content Skip to footer

Em dezembro também temos campanhas de conscientização, não apenas uma, mas duas, para finalizar o ano com ainda mais informação divulgada com qualidade para a população. 

O laranja e o vermelho foram escolhidos para representar, consecutivamente, as campanhas que falam sobre o câncer de pele e a AIDS e outras ISTs, temas muito importantes, tendo em vista que os casos de todas essas doenças apenas aumentam a cada ano que passa.

Porém, para não ficar confuso, iremos separar esse blog em tópicos e falar de cada uma delas separadamente. Vamos lá!

DEZEMBRO LARANJA

A campanha Dezembro Laranja foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a fim de informar a sociedade sobre a importância da prevenção e do cuidado com o câncer de pele, que é atualmente, o tipo de câncer com mais incidência no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, cerca de 176 mil novos casos aparecem a cada ano, um número muito alto e preocupante que tende a aumentar ainda mais, principalmente com a forma como os raios solares UVs estão se tornando cada vez mais fortes.

A doença corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil e, por isso, é de extrema importância que as pessoas entendam a necessidade de se cuidar e prevenir para que ela não aconteça, principalmente durante o verão. Como dezembro marca o início dessa estação mais quente, ele foi escolhido, para ser o representante da campanha.

Mas como se prevenir?

O filtro solar é a forma de prevenção primária e mais importante para todos os casos. Mesmo se você não for sair no sol, recomenda-se que use-o ao acordar e repasse durante o dia, pois algumas luzes também podem ter um efeito parecido com o dos raios UV.

Outro ponto importante é que, quem trabalha exposto ao sol, precisa utilizar equipamentos de proteção individual como chapéus, óculos escuros e roupas adequadas, o tempo todo!

Além disso, caso note pintas diferentes pelo corpo ou manchas, não hesite em procurar um dermatologista. Quanto mais cedo descobrir o tumor, mais fácil fica tratá-lo.

DEZEMBRO VERMELHO

A Campanha Dezembro Vermelho, assim como a anterior, também é de grande importância para manter a saúde e a educação da população em dia.  Dedicada à prevenção do HIV, AIDS e outras ISTs, ela foi pensada para proporcionar meios de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos a todos aqueles que convivem com o HIV/AIDS, pois infelizmente, ainda existe muito preconceito e desinformação em torno da doença. 

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV que ataca o sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos, responsáveis por fazer a proteção do nosso organismo, quando somos infectados por algum outro vírus ou bactéria, como o da gripe, por exemplo.

No Brasil, a estimativa é de que 920 mil pessoas vivem com HIV e, infelizmente, essa é uma doença que ainda não há cura, mas possui um tratamento muito eficiente e que é capaz de fazer o paciente viver normalmente, quando administrado corretamente. 

Alguns dos sintomas principais da doença são fraquezas constantes, náuseas, vômitos, febre alta, falta de apetite, sudorese, diarreia e dores musculares. Mas, o que muitos não sabem é que, existem casos em que ter o vírus do HIV, não necessariamente te faz ter AIDS. Existem muitos casos em que a pessoa possui o vírus, mas ele simplesmente não se manifesta. 

Como prevenir?

O vírus pode ser transmitido pelo esperma, secreção vaginal, sangue ou leite materno, portanto, alguns cuidados essenciais são:

  • Sempre usar camisinha durante relações sexuais;
  • Exigir material descartável ou esterilizado em consultas médicas, odontológicas, manicure, barbearias e estúdios de piercing e tatuagem;
  • Não compartilhar objetos cortantes ou seringas; e
  • Usar luvas ao manipular material genético coletado.

No caso de mulheres grávidas, o exame de HIV deve ser feito sempre no pré-natal e, caso o resultado seja positivo, converse com o médico para que os procedimentos adequados sejam feitos, para que a gravidez seja segura, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Como vimos, ambas as campanhas são de extrema importância para a manutenção da saúde de toda uma população, por isso, o PoupSaúde abraça ambas!

Add Comment