O mês de março é marcado pelo início de mais uma campanha de prevenção, dessa vez direcionada para o Câncer Colorretal, terceiro tipo mais comum da doença no Brasil e uma das que mais afetam os homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Esse tipo de câncer, normalmente, se inicia no intestino grosso, também chamado de cólon, de onde se origina o nome da doença. Também pode avançar para o reto, região final do trato digestivo.
Não se sabe exatamente quais as causas do câncer colorretal, mas sabemos que alguns fatores de risco existem, como:
- Sedentarismo;
- Sobrepeso;
- Alimentação pobre em Fibras;
- Alimentação rica em carnes processadas;
- Exposição à radiação;
- Tabagismo; e
- Alcoolismo.
Portanto, medidas preventivas podem ser consideradas como bons hábitos para a saúde, como a prática de exercícios constantes e a boa alimentação.
Os tumores são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos, porém é necessário que pacientes com histórico da doença na família realizem exames constantemente, certificando-se de que não há indícios de tumores malignos no organismo.
Outro ponto importante, que pode ser um indício de câncer colorretal, é a presença de sangue nas fezes. Caso isso ocorra, é indicado que você procure um médico especialista imediatamente, para que ele análise com precisão a causa, uma vez que esse pode ser um sintoma comum em outros problemas também.
Para a prevenção é necessário realizar consultas, pelo menos uma vez ao ano, com o oncologista e também realizar exames de sangue periódicos, uma vez que alterações podem aparecer em resultados de hemogramas.
Agora que você já sabe mais sobre a campanha, esperamos que você compartilhe esse conhecimento com amigos e familiares, para que eles também entendam sobre a importância de conhecer e se prevenir dessa doença.
Para mais conteúdos como este, continue acompanhando nossas postagens no blog e nos siga nas redes sociais.