O câncer de mama é uma doença que atinge diversas pessoas, em sua maioria mulheres, em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do INCA, a estimativa de novos casos para 2022 foi de cerca de 73.610. Dentro desses números, ainda foi divulgado que o número de mortes pela doença, no mesmo ano, foi de 18.032, sendo 207 homens e 17.825 mulheres.
Essa é uma doença que não possui uma causa específica, porém existem hábitos que podem colaborar para o seu surgimento, como o sedentarismo, a obesidade, o consumo exagero de álcool e tabagismo, além de outros fatores hormonais, como não ter filhos ou fazer reposição de hormônios após a menopausa.
O câncer de mama é caracterizado pela multiplicação descontrolada de células anormais da mama, que formam um tumor que é capaz de invadir diversos outros órgãos. Porém, não é apenas um tipo da doença que existem e, cada um deles tem características diferentes, podendo ter desenvolvimento rápido ou crescimento lento.
A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e no início da doença, possuem cerca de 95% de chance de cura. Nos homens, a doença é mais rara, sendo apenas 1% dos casos, mas ainda assim, é necessária sua conscientização.
Sinais e Sintomas
O câncer de mama é um dos poucos tipos de canceres que podem ser percebidos logo em sua fase inicial, pois possui sintomas muito específicos, como:
- Caroço fixo e indolor nas mamas
- Pele avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja
- Alterações incomuns no mamilo, como retrações
- Pequenos nódulos nas axilas e no pescoço
- Saída de líquido anormal pelos mamilos
Todos eles podem ser observados por meio do autoexame de toque, mas ele não dispensa, de forma alguma, a consulta médica.
Como prevenir?
Como falamos anteriormente, uma das principais formas de detecção dos sintomas do câncer de mama é o autoexame, porém muitas mulheres ainda não sabem como o fazer ou evitam por considerarem o assunto um tabu.
Hoje vamos ensinar você a fazê-lo e, sempre que se sentir confortável, replique-o até que isso se torne um hábito. Essa pode ser uma parte essencial do seu caminho para a cura, caso seja detectada a doença. Vamos lá!
Em frente a um espelho, observe se há alguma diferença na aparência das suas mamas. Procure por caroços, relevos ou alterações nos mamilos. Você pode fazer isso com os braços abaixados, na cintura ou levantados, para ter uma visão mais ampla.
No banho, aproveite a pele mais molhada e deslize os dedos pela região das mamas. Apoie um dos braços sob a cabeça e, com a mão livre, analise a textura, a existência de nódulos ou qualquer outra anormalidade, lembrando sempre de fazer movimentos circulares, para tornar a detecção mais fácil.
Você também pode fazer o autoexame deitada, colocando um travesseiro ou uma toalha dobrada sob um dos ombros, antes de iniciar os toques nas mamas. Os movimentos são os mesmos do banho, sempre procurando pelos nódulos de maneira circular.
Segundo os dados divulgados pelo INCA, cerca de 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados, quando adotamos hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, manter o peso ideal, evitar o consumo exagerado de substâncias que causam mal a saúde e, no caso das mães, amamentar o máximo possível o bebê.
A campanha outubro rosa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de falar do câncer de mama e desmistificar seus meios de detecção e prevenção, pois muitos ainda consideram isso um assunto que não deve ser comentado. E, pelo contrário, ele deve sim ganhar mais espaço na sociedade para que, juntos, possamos salvar mais vidas.