Skip to content Skip to footer

A ansiedade é marcada pela preocupação excessiva ou constante de que algo não irá acontecer como o planejado ou que algo extremamente negativo irá acontecer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quase 19 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade e, com a chegada da pandemia, o índice de crescimento da doença apenas aumentou.

Em momentos em que o paciente está sob estresse ou forte pressão, os sintomas da ansiedade podem surgir. Geralmente, esses sintomas começam com uma forte apreensão, vontade de fugir e estado de alerta, podendo até mesmo gerar sintomas físicos, emocionais, cognitivos ou comportamentais, sendo eles:

Sintomas Físicos: Coração a acelerado, dores no peito, falta de ar, suor excessivo, tensão muscular e dores de cabeça;Sintomas Emocionais: Nervosismo, tristeza, sentimento de incapacidade, apreensão à tragédia eminente, medo, entre outros;

Sintomas Cognitivos: Excesso de preocupação, falta de concentração, falta de memória, insônia, cansaço extremo, dificuldade nas tomadas de decisões, entre outros;

Sintomas comportamentais: Irritabilidade, agressividade, impulsividade, gesticulações exageradas, fala acelerada, etc.
Quando esses sintomas aparecem diariamente, considera-se que a pessoa possui TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

O único médico que pode diagnosticar e prescrever o tratamento correto para cada tipo de ansiedade, levando em consideração os fatores que podem ter acarretado a doença, como eventos, condições ou traumas específicos é o Psiquiatra.

Além de prescrever o melhor tratamento, podendo ou não, atribuir o uso de medicamentos, ele mostrará a melhor forma de conviver com a doença em seu caminho até a cura.

Além do psiquiatra, o tratamento pode ser em conjunto com o Psicólogo, onde o paciente fará sessões de terapia para entender melhor seus sentimentos e aprender a controlá-los.

Caso você sinta sintomas de ansiedade, procure o profissional especializado e conte com o Poup para consultas de qualidade, com rápido atendimento e preços acessíveis.

Sua saúde deve sempre vir em primeiro lugar.

Add Comment